Em algum momento da sua vida de ciclista, possivelmente você já fez ou certamente você fará essa pergunta: Uso bermuda ou bretelle?

As opiniões se dividem e de maneira geral, as duas peças possuem características semelhantes: foram desenhadas para oferecer mais conforto e eficiência durante os pedais, contribuindo com a redução da resistência do vento durante a prova e portanto, aumentando a eficiência aerodinâmica. Ambos os modelos garantem a eficiência necessária como a já citada eficiência aerodinâmica, protegem as regiões íntimas, oferecendo o conforto e transpiração adequada e ainda proporcionam maior liberdade de movimento ao ciclista, reduzindo ou evitando por completo o incômodo atrito que ocorreria se a bermuda em questão fosse uma bermuda comum.

Quando às similaridades, os dois modelos parecem bastante acertados para um ciclista profissional ou amador. Mas vamos às diferenças de cada um.

Bermuda

A bermuda de ciclismo ainda tende a ser a peça mais procurada, principalmente pelos ciclistas iniciantes, mas isso não quer dizer que ela seja de fato melhor que um bretelle. Uma das inegáveis vantagens da bermuda de ciclismo, é a praticidade tanto para colocá-la quanto para tirá-la. Tal praticidade ajuda muito, principalmente na hora de ir ao banheiro ou na hora onde o ciclista precisa trocar de roupa e não pode perder segundos preciosos de prova.

Considerando ainda que as bermudas são modelos mais simples que os bretelles, elas acabam sendo economicamente mais acessíveis e ainda podem ser menos quentes em dias de calor intenso.

Em resumo, as principais vantagens das bermudas, são:

– Praticidade

– Custo

Dentre as principais desvantagens, podemos citar:

– Faixa de fixação: A faixa de fixação da bermuda que para na cintura do ciclista assim como o cordão que está presente em alguns modelos, pode ser um pouco incômodo e desconfortável.

– Movimentação: A bermuda ainda se movimenta naturalmente no corpo de forma a se ajustar, devido ao deslocamento do forro. Portanto, frente ao bretelle, a bermuda fica em segundo lugar quando falamos em firmeza.

Bretelle

O ajuste de um bretelle ao corpo é impressionantemente confortável. Frente ao desconforto já citado na bermuda com relação à movimentação, em um bretelle tudo permanece no lugar e o forro não se movimenta como na outra opção. Basicamente, o bretelle pode ser entendido como um macaquinho para o ciclismo, com forros acolchoados que garantem o conforto, a transpiração, a proteção e a diminuição de fadigas.

Não que seja uma regra, mas de forma geral, em competições profissionais e treinos mais longos, os bretelles costumam ser os protagonistas da história. Com costuras especiais de modo a pousarem no corpo de maneira quase que imperceptível, os bretelles proporcionam uma maior facilidade para realizar os movimentos e uma maior tranquilidade de saber que tudo está devidamente “preso” ao seu corpo, no devido lugar.

Diferentemente de bermudas comuns retilíneas, a modelagem dos bretelles é desenhada de tal forma a acompanhar exatamente o formato do corpo do ciclista, não deixando em nenhum momento o tecido sobrando nem apresentando dobras.

No entanto, como nem tudo são flores, as desvantagens do bretelle existem, por menores que sejam, e podem ser entendidas por:

– Preço: normalmente são um pouco mais caras que as bermudas. No entanto, tanto um quanto o outro, são reconhecidos como peças bastante duráveis, dependendo da marca investida.

– Dimensionamento e modelagem: Como os bretelles devem se ajustar perfeitamente ao corpo para o caimento, conforto e eficiência ideais, chegar nessa precisão pode não ser tão fácil quanto parece. O bretelle deverá corresponder perfeitamente à estatura do ciclista para que as tiras presentes que serão posicionadas nos ombros não fiquem curtas (podendo machucar) nem longas e frouxas (causando incômodo).

– Menor praticidade: As características de conforto que fazem do bretelle possivelmente a alternativa mais defendida pelos ciclistas profissionais, ainda tem aqueles que não a priorizam pelo fato de que tirá-la não é tão simples quanto uma bermuda, principalmente na hora de ir ao banheiro.

Tanto as bermudas quanto os bretelles possuem os seus prós e contras. Portanto, como veredicto final, a dica é testar os dois para ver qual modelo mais se adapta à suas preferências levando em consideração a melhor relação custo-benefício. Seja bermuda ou bretelle, a certeza é uma só: um bom uniforme certamente lhe ajudará muito.

 

There are comment

  1. Ótimas dicas parabéns

Leave a reply