Saiba quais características podem influenciar no desempenho do exercício
No triathlon, o vestuário faz toda a diferença para a performance dos exercícios. A escolha equivocada da roupa pode prejudicar o desempenho do atleta pelo desconforto, atrito ou até mesmo dores causadas pelas peças. Por ser uma prática que envolve natação, ciclismo e corrida, muitas dúvidas surgem quando o assunto é encontrar a roupa certa. Para facilitar sua escolha, nós da Woom fizemos um guia rápido do que levar em conta na hora de encontrar a vestimenta adequada.
Para começar, o triatleta pode escolher entre o macaquinho ou o top e a bermuda. Em algumas provas, o uso do macaquinho é obrigatório, por isso informe-se bem sobre as regras das competições.
Wetsuit: preciso usar?
Não são todas as provas que permitem o uso de roupas de neoprene – que nada mais é do que uma borracha vulcanizada revestida de tecido dos dois lados, com grande capacidade isotérmica. Algumas competições liberam o uso para todos os atletas amadores, porém na maioria dos casos a água não passa do limite mínimo para que o uso do wetsuit seja obrigatório.
O wetsuit auxilia na flutuabilidade do atleta, o que faz com que ele nade mais rapidamente. Entre os fatores que mais influenciam na escolha dessa peça estão altura e peso – é com base nisso que você deve buscar o modelo que seja adequado ao seu corpo. Também é muito importante o cuidado com os detalhes, como a tecnologia do zíper, acabamentos e costuras, já que isso pode prejudicar a performance no exercício. Nas provas em que não é permitido o uso do wetsuit, os macaquinhos podem ser uma boa opção.
Macaquinhos
Os macaquinhos são os preferidos dos triatletas. E não é à toa: muitos deles permitem que o esportista faça as três modalidades do triathlon sem se preocupar com troca de roupas nas transições. Na busca pelo macaquinho ideal, alguns fatores devem ser levados em conta, como por exemplo o tecido de que é feita a peça. O ideal é buscar por tecidos leves, com alto poder de compressão e secagem rápida, pois eles garantem que o atleta tenha benefícios que auxiliem um melhor desempenho.
Por isso, buscar por tecidos que permitam a flexibilidade, evaporação rápida e aerodinâmica, fazem a diferença. Hoje, alguns modelos de macaquinhos já garantem efeito hidro-repelente além do efeito dry-fit, assegurando melhor controle de umidade durante a atividade física.
Top e bermuda
Conhecidos por serem mais versáteis para provas longas, o top e a bermuda permitem ao atleta que escolha o melhor conjunto para adaptação do seu exercício. Essa opção pode ser útil caso seja necessário ir ao banheiro no meio da prova. Além disso, muitos esportistas aproveitam as peças separadas para encontrar, por exemplo, bermudas mais acolchoadas ou mais finas, tops com bolsos, entre outros. Cada vez mais, as roupas têm sido pensadas com a mais alta tecnologia para facilitar a performance e garantir o conforto. Exemplo disso são os tecidos com efeito compressivo, com tratamento bacteriostático, formatos anatômicos e conforto térmico.
Vale lembrar que qualquer roupa escolhida deve ser testada antes das provas, de preferência durante os treinos. Assim, você poderá fazer um teste do conforto das peças e garantir que aquelas sejam as ideais para a competição.
Ainda está em dúvida sobre qual escolher? Nós podemos te ajudar. Confira no nosso e-commerce a variedade de produtos e saiba um pouco mais sobre cada um deles.






